Na
quarta passada, dia 18 de agosto, tivemos a nossa 16ª reunião geral. No
encontro foi discutido sobre o ensino híbrido nas escolas e, nesse momento, as
supervisoras puderam expor a visão delas sobre o contexto. Além disso, elas demonstraram
estar um pouco pensativas quanto a participação dos pibidianos nas atividades,
tendo em vista que não fomos autorizados a ir para as escolas também, mas com
esperanças de recorrer a outros caminhos.
Dentre
as dificuldades apresentadas pelas professoras, diante do retorno e do vínculo
entre os alunos e os pibidianos, está o uso das ferramentas digitais nas
escolas. As supervisoras relataram que os recursos tecnológicos que elas têm
acesso nas escolas são limitados e a conexão não é muito boa, ou seja, isso
compromete muito o nosso projeto, o que nos leva a recorrer a atividades que
ultrapassem os muros das escolas e que sejam em horários distintos das aulas.
Outros temas foram abordados na reunião, como, por exemplo, a importância de inserir textos literários e materiais multissemióticos no plano de disciplina. Nesse contexto, foi mencionado pelos coordenadores uma palestra da Jornada Pedagógica 2021 intitulada como Escolas e a formação do leitor, com a fala da professora Luana Barth sobre a formação do leitor nas escolas.
O encontro foi muito produtivo, nos possibilitou pensar em projetos literários que podem ser desenvolvidos com as turmas envolvidas no projeto.
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