Na
aula de hoje a professora Mércia deu início aos estudos sobre Texto Descritivo
juntamente com Mateus e Lavinya, meus colegas de projeto que ficaram
responsáveis pela elaboração e desenvolvimento das atividades referentes ao
conteúdo. Como os alunos retornaram do recesso escolar na última terça
essa foi a primeira aula de Língua Portuguesa do semestre e o nosso reencontro
já que ficamos um pouco ausentes por conta das provas, reavaliações e recesso
escolar deles.
Inicialmente,
como de costume, durante a apresentação do slide os alunos não
interagiram – acredito que por conta do chat, já que agora ele só fica
aberto na hora das atividades para que os alunos não se dispersem. No entanto,
o cenário mudou um pouco quando o chat foi aberto para a realização das
atividades que foram planejadas pelos pibidianos (Mateus
e Lavinya). A primeira atividade desenvolvida por eles foi uma
espécie de adivinhação, através de algumas características e imagens
distorcidas os alunos tiveram que descobrir quem era o cantor ou qual era o
filme/anime e a série em questão, já a segunda atividade tinha como objetivo
fazer com que os alunos descrevessem os animais e os objetos que apareciam na
roleta.
Os
alunos aparentaram gostar das dinâmicas, eles acertaram grande parte do que foi
exposto na primeira atividade e se esforçaram para produzir frases elaboradas e
que fizesse sentido para participar segunda dinâmica. Foi muito legal, eles
interagiram muito no chat e mostraram que entenderam o assunto. É perceptível
que trazer os assuntos para o contexto dos alunos contribui para o aprendizado
deles, os discentes se sentem mais seguros para opinar e mais entusiasmado em
participar. Em outras palavras, a aula é verdadeiramente construída entre
o professor e os alunos.
Comentários
Postar um comentário