A aula da última quarta foi dividida em três momentos:
1. Game
sobre texto dissertativo;
2. Aula
expositiva sobre o gênero crônica;
3. Atividade
sobre crônica narrativa.
A
princípio, a pibidiana Lavinya desenvolveu com os alunos um game muito bacana na
plataforma do Kahoot que foi produzido por Nathally, uma das pibidianas
do nosso subgrupo que, infelizmente, não pode estar presente nessa aula. Os
alunos adoraram o jogo, aproximadamente 80 alunos acessaram a plataforma
durante a aula... fiquei muito surpresa com a participação deles, não imaginava
que tantos alunos iam querer participar. Eles demonstraram ter domínio do
assunto e tentaram responder o mais rápido o possível para passar uns aos
outros. Podemos ver abaixo o ranking final:
Em
seguida professora Mércia e o professor Gerson mediaram a aula sobre Crônica –
um dos assuntos que será cobrado nas Olimpíadas de Língua Portuguesa. Esse
momento da aula não teve muita interação dos alunos porque o chat ficou
fechado, o que acabou dificultando nossa observação. No ensino remoto nossa análise
fica um pouco limitada, visto que os alunos não abrem as câmeras e poucas vezes
o microfone; no presencial temos o olho no olho, os gestos etc. Dessa forma, o
chat é uma das poucas ferramentas que temos para observá-los.
Por fim, finalizamos a aula com
alguns exercícios de fixação. Por conta da hora não tivemos como repassar todas
as atividades que tínhamos preparado, mas disponibilizamos no perfil do Instagram
para os alunos responderem por lá.
Comentários
Postar um comentário