12 de abril 2021, das 13h30 às 16h - Iniciação à docência

 

Na aula de ontem, para introduzir sobre texto descritivo argumentativo e seus conceitos básicos, a professora Mércia passou para os alunos um vídeo do texto A Moça Tecelã, de Marina Colasanti. Nesse primeiro momento da aula os fizeram breves comentários; uma aluna afirmou que tinha o livro – fiquei um pouco curiosa para saber se ela já tinha lido, mas acabei não perguntando (arrependida) – e outros dois alunos ficaram surpresos quanto as habilidades da moça tecelã.

No segundo momento da aula a supervisora apresentou os slides sobre o tema – geralmente os alunos fazem poucas intervenções na hora da apresentação dos slides –, e adiante sugeriu uma atividade muito dinâmica que para mim foi o ponto chave da aula. Basicamente, a dinâmica consistia em realizar uma redação em conjunto, os alunos iriam tecer o texto em equipe. Segue abaixo a proposta da atividade:

A aula ficou muito animada com essa atividade, a princípio eles não estavam sabendo como começar o texto, mas, rapidamente, conseguiram desenvolver. O chat não parava, muitas mensagens criativas. Fiquei surpresa com a interação deles, uma aluna se empenhou em sintetizar o texto – ela não mandou uma frase, mas, sim, uma introdução completa. Outra situação que me deixou muito pensativa foi quanto ao conhecimento de mundo dos alunos, eles assimilaram o texto que estavam escrevendo a filmes (Titanic e Lagoa Azul) e demostraram conhecer outras áreas.



De imediato a ideia era de fazer uma construção simples e revisar com eles para estabelecer os conectivos a concordância e coerência, mas eles se empenharam na construção do texto do começo ao fim. Por conta do horário, uma parte ficou para eles terminarem em casa, embora eles estivessem tão concentrados que nem questionaram o horário. A atenção estava voltada para o texto que desenvolveram.

É interessante pensar que estamos tão preocupados em ensinar aos alunos conteúdos obrigatórios e não nos damos conta que eles também têm muito para nos ensinar. Na aula de ontem eu aprendi com uma aluna a passar vídeo no meet sem afetar a qualidade do áudio e com outro aluno, por exemplo, fiquei sabendo que tubarões têm uma parte inflamável no corpo. Não só os alunos da professora Mércia, mas todos os discentes sabem de coisas que nós desconhecemos. Em certos momentos, por conta dos prazos estabelecidos pela secretaria da educação e pela escola, os professores precisam correr para ensinar e não têm tempo de aprender com os alunos. Sim, eles têm muito o que aprender, mas o que eles têm a nos ensinar? Às vezes os conhecimentos de mundo dos alunos passam despercebidos por conta da metodologia imposta. 

Por fim, de maneira geral, fiquei muito contente com o percurso da aula de ontem, os alunos tiveram mais espaço para se manifestar e para mostrar o que conhecem.  Eles pararam para pensar na atividade proposta, interagiram entre eles, com a professora e conosco. Eles estiveram presentes. 


Comentários