05 de abril 2021, das 14h às 16h - Iniciação à docência

 

Print da sala do Google Meet 

Ontem, das 14h às 16h, acompanhamos mais uma vez a aula da professora Mércia nas turmas do 9º ano A e B. O tema da semana foi o Barroco, a professora destacou os conceitos básicos, mencionou alguns autores, apresentou   exemplos de obras e finalizou com uma atividade de fixação. A princípio os alunos estavam muito calados, até mesmo no chat, as poucas manifestações foram apenas para saber sobre o formulário de presença.

Recorte do chat 

Por fim, a aula terminou de maneira muito significativa para mim. Na última reunião que tivemos com a supervisora, semana passada, comentamos sobre o estranhamento que tivemos ao nos depararmos com todas as câmeras fechadas na primeira aula que acompanhamos. Por sempre estar na posição de aluna, nunca foi algo que me incomodou como estudante, mas, na posição de aluna observadora, pude sentir o desconforto dos professores –o contato/ a presença faz falta. Pensando nisso, tivemos a ideia de abrir as câmeras para que os alunos pudessem nos conhecer, tendo em vista que até então só tinham visto nossas fotos e ouvido nossas vozes. A princípio abrimos as câmeras e nos apresentamos – isso gerou muita interação no chat, os alunos se manifestaram muito. O que mais chamou a minha atenção foi que após as apresentações, os alunos começaram a fazer o mesmo por vontade própria. Inicialmente um aluno abriu a câmera, habilitou o áudio e disse seu nome, sua idade e de qual turma era (ele foi muito simpático), em seguida outros alunos também abriram a câmera para dar oi, e outros disseram que iriam se arrumar para aparecerem na próxima aula.

Eu não estava num bom dia, pensei até em falar com a professora Mércia pouco antes do horário da aula para dizer que não teria como participar, mas resolvi permanecer com a minha palavra e acabei sendo privilegiada. Eu não tinha imaginado que daria tão certo, que momento rico! Caso tivéssemos pedido para que eles abrissem as câmeras, isso poderia ter gerado um bloqueio neles, mas como abrimos e nos apresentamos conseguimos cativá-los. Isso serve para as atividades de leitura e escrita na escola, bem como outras contribuições dentro e fora do ambiente escolar. Em suma, me sinto grata e finalizo essa reflexão com o seguinte pensamento: “pessoas precisam de pessoas”. 

Recorte do chat 



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