A abordagem metodológica da etnografia visando o trabalho com os letramentos – 03/03/21

ATIVIDADE

PROPOSTA:

Identificar, através da leitura dos artigos, alguns princípios e noções teóricas da abordagem metodológica da etnografia em duas situações concretas.

ARTIGOS: 

Artigo 1: O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura, por Andréa Pereira.

Artigo 2: Pedagogia Transmídia: Reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência, por Daniela Ferreira da Silva, Thalyta Vasconcelos de Siqueira e Luiz Fernando Gomes. 

Após leitura individual do artigo (1), identifique no artigo:

a)     Momentosmarcassinais de que há uma preocupação dos participantes da pesquisa – professor-pesquisador; bolsistas/colaborador em formação – em construir um “lugar de fala”, que aponta para posturas e imposturas; 

A princípio, a preocupação dos participantes da pesquisa era quanto as condições do acervo da biblioteca escolar, mas, com o passar do tempo, os coordenadores observaram que os próprios bolsistas não tinham o hábito da leitura. Assim, para que os pibidianos tivessem lugar de fala, os coordenadores desenvolveram atividades de leitura com os eles. Afinal, seria incoerente que falassem sobre leitura para as crianças se nem eles tinham o hábito.

b)   Onde pode ser vista ou entrevista a noção de WINKIN (1998) do “saber estar com!”, que aponta para a postura de não neutralidade do pesquisador no campo.

Os pibidianos demonstraram estar com os alunos quando entenderam que, por eles não terem o hábito da leitura, seria difícil uma abordagem mais tradicional. Com isso, quando recorreram a apresentação do filme como primeiro contato com a obra puderam cativar mais os alunos e despertar neles o interesse pelo livro.

 

Após leitura individual do artigo (2), identifique no artigo:

a)    Em que medida o trabalho pedagógico proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998) do “saber ver!”, ou seja, saber rever e repensar suas crenças, valores, conhecimentos cristalizados em função de uma determinada experiência com o “outro”.

Eles souberam ver quando perceberam que seria necessário alterar a proposta de leitura feita pela escola – leitura de cânones –, tendo em vista a visão que tinham dos alunos e da comunidade. Dessa maneira, além de escolherem o livro em conjunto com os alunos, usando o método da pedagogia Transmídia, recorreram a outros meios para apresentar o livro e para que os alunos pudessem expressar seus conhecimentos sobre a obra.

Comentários