ATIVIDADE
PROPOSTA:
Identificar, através da leitura dos artigos, alguns
princípios e noções teóricas da abordagem metodológica da etnografia em duas
situações concretas.
ARTIGOS:
Artigo 1: O ingresso na prática docente dos
letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura,
por Andréa Pereira.
Artigo 2: Pedagogia Transmídia: Reflexões
sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência,
por Daniela Ferreira da Silva, Thalyta Vasconcelos de Siqueira e Luiz Fernando
Gomes.
Após leitura individual do artigo (1), identifique
no artigo:
a) Momentos, marcas, sinais de
que há uma preocupação dos participantes da pesquisa – professor-pesquisador;
bolsistas/colaborador em formação – em construir um “lugar de fala”, que aponta
para posturas e imposturas;
A princípio, a preocupação dos participantes da
pesquisa era quanto as condições do acervo da biblioteca escolar, mas, com o
passar do tempo, os coordenadores observaram que os próprios bolsistas não
tinham o hábito da leitura. Assim, para que os pibidianos tivessem lugar de
fala, os coordenadores desenvolveram atividades de leitura com os eles. Afinal,
seria incoerente que falassem sobre leitura para as crianças se nem eles tinham
o hábito.
b) Onde pode ser vista ou entrevista a noção de
WINKIN (1998) do “saber estar com!”, que aponta para a postura de não
neutralidade do pesquisador no campo.
Os pibidianos demonstraram estar
com os alunos quando entenderam que, por eles não terem o hábito da leitura,
seria difícil uma abordagem mais tradicional. Com isso, quando recorreram a
apresentação do filme como primeiro contato com a obra puderam cativar mais os
alunos e despertar neles o interesse pelo livro.
Após leitura individual do artigo (2), identifique
no artigo:
a) Em que medida o trabalho pedagógico
proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998) do “saber ver!”, ou
seja, saber rever e repensar suas crenças, valores, conhecimentos cristalizados
em função de uma determinada experiência com o “outro”.
Eles souberam ver quando perceberam que seria
necessário alterar a proposta de leitura feita pela escola – leitura de cânones
–, tendo em vista a visão que tinham dos alunos e da comunidade. Dessa
maneira, além de escolherem o livro em conjunto com os alunos, usando o método
da pedagogia Transmídia, recorreram a outros meios para apresentar o livro e
para que os alunos pudessem expressar seus conhecimentos sobre a obra.
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