24/03/2021 - Palestra


No dia 24 de março assistimos à uma palestra muito pertinente, ministrada pela Profa. Dra. Suzana Barrios (CEDU – UFAL), tendo como temática “PIBID e PRP como espaços de aprendizagem na e para formação de professores”. A professora levantou diversos questionamentos relevantes sobre a educação do século XX – no entanto, adianto que, nessa reflexão, pretendo me atentar a três pontuações em específico: as limitações que são silenciadas na educação, a desvalorização profissional (quanto ao diploma e questões salariais) e a importância dos pibidianos e residentes pedagógicos nas escolas.

            Infelizmente a educação têm se transformado em uma mercadoria e, consequentemente, uma ferramenta apenas para preparar/formar trabalhadores. Por conta do contexto histórico e social, muitos alunos vão à escola pensando em concluir o segundo grau para ingressar no mercado de trabalho e, seguindo esse pensamento, podemos notar que os discentes estão sendo moldados para serem competitivos, multitarefas e flexíveis. Com isso, a escola deixa de ser um ambiente de aprendizagem para as diversas áreas da vida e passa a ser um “mercado preparatório” para a área profissional. Apesar dessa realidade ser o reflexo do que é importo pelo capitalismo, precisamos preparar os alunos para a vida social de modo amplo, em todas as áreas, sejam elas trabalhistas ou não. Os alunos precisam estar cientes de que eles podem mais

            Vale ressaltar que essa transformação no cenário educacional se estende ao professor também; o profissional docente no Brasil é desvalorizado, não possui um piso salarial descente, tem uma jornada de trabalho exaustiva e sofre com as condições de trabalho – mesmo sendo de extrema importância a sociedade. Além disso o diploma do profissional têm sido cada vez mais colocado de lado, tem se tornado recorrente encontrar pessoas lecionando sem possuir um curso de licenciatura e, em casos mais graves, sem nem ter um contato com a área de atuação, só estando ali porque se destacava como aluno no ensino médio. Por trás de um bom professor há conhecimento na área de atuação e, principalmente, embasamento em tendências pedagógicas.

Com todas as problemáticas que envolvem a educação, podemos notar a importância do PIBID e RP em dois momentos: na preparação dos discentes, e como canal para ajudar os alunos e professores das escolas em que os trabalhos estão sendo realizados. É primordial para a formação de futuros professores esse contato com a escola, afinal, no ambiente um universitário aprendemos a parte teórica, mas é na sala de aula que as colocamos em prática. Além disso, os projetos conseguem dar mais vida para a escola, é perceptível que principalmente os alunos ficam animados com a presença de pessoas diferentes do seu cotidiano. Essa interatividade entre bolsistas – professores – alunos é muito dinâmica e relevante para todos os envolvidos. Nós, enquanto estudantes universitários, podemos levar para a sala de aula nossos conhecimentos acadêmicos, enquanto os professores e os alunos podem nos mostrar suas experiencias em sala. É uma troca muito rica e que favorece todos os participantes.


Recorte do chat da palestra 

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