22 de março de 2021, das 13:30 às 15h - Iniciação à docência

            Hoje, como previsto, tivemos o primeiro contato com a gestora da Escola Estadual Alfredo Gaspar De Mendonça e com os alunos da professora Mércia. A princípio, a supervisora nos apresentou para a diretora e para os alunos da escola, e em seguida nos deu espaço para falarmos também. A gestora foi muito receptiva e demonstrou que estava disposta a nos ajudar, bem como os alunos, que foram muito gentis e nos desejaram as boas-vindas – o que acabou nos deixando mais a vontade.

Recorte do chat do Google Meet

Recorte do chat do Google Meet

            Como nos relatou a professora Mércia, anteriormente, esse foi o segundo encontro síncrono que ela teve com os discentes nesse novo ano letivo. Por esse motivo, eles já estavam situados, o que logo levou a professora a dar início a sua aula sobre o novo assunto – artigo de opinião. A docente começou sua abordagem perguntando aos alunos se eles sabiam sobre o que se tratava o tema – acredito que na intenção de inseri-los na aula – e se eles já tinham ouvido falar. Nesse momento da aula pude perceber que os alunos se mostraram participativos, muitos abriram o microfone e se manifestaram no chat para dizer que “sim” ou que “não” e até mesmo para apresentar sua perspectiva sobre. Dentre essas manifestações, duas chamaram a minha atenção; parafraseando a fala do aluno que habilitou o microfone para falar, ele disse que teria a ver como uma opinião que poderia ser encontrada em jornais. Dito isso, uma das alunas, ao ouvir o que foi exposto pelo colega e complementado pela professora, assimilou as características do artigo de opinião com o Twitter (rede social muito usada pelos jovens e que comumente encontramos opiniões sobre diversos temas por lá – de forma informal, é claro). 

Recorte do chat do Google Meet

Após esse momento de interação, a professora mediou a aula por slides, o que fez com que os alunos ficassem mais calados e até mesmo um pouco dispersos. Em um certo momento, quando a professora apresentou uma charge, eles tiveram dificuldade para interpretar – bem como na hora da atividade, muitos não estavam entendendo a proposta e demonstraram dificuldade para solucionar as questões. Essas dificuldades deixaram os alunos um pouco confusos e fez com que muitos se manifestassem no chat.

Recorte do chat do Google Meet

Recorte do chat do Google Meet

Nesse primeiro encontro pude perceber alguns pontos que seria bacana olhar por outra perspectiva, no intuito de tornar a aula mais dinâmica para que os alunos participem mais. Pelo que pude perceber, felizmente, muitos não se sentem intimidados para se comunicar pelas ferramentas do Meet. Acredito que podemos fazer um trabalho muito legal com os alunos dos 9ºs anos 1 e 2, eles demonstraram ser muito comunicativos e pela recepção pude perceber que estavam abertos a nos conhecer. Por hora, estou feliz, minhas expectativas foram superadas.

Print tirado no final da aula

Observação: Os nomes e fotos expostas são dos integrantes do PIBID, a identificação dos alunos foram censuradas para que não houvesse violação de privacidade. 


Comentários