Hoje, como previsto, tivemos o
primeiro contato com a gestora da Escola Estadual Alfredo Gaspar De Mendonça e
com os alunos da professora Mércia. A princípio, a supervisora nos apresentou para a
diretora e para os alunos da escola, e em seguida nos deu espaço para falarmos
também. A gestora foi muito receptiva e demonstrou que estava disposta a nos
ajudar, bem como os alunos, que foram muito gentis e nos desejaram as
boas-vindas – o que acabou nos deixando mais a vontade.
 |
Recorte do chat do Google Meet |
 |
Recorte do chat do Google Meet |
Como nos relatou a professora Mércia,
anteriormente, esse foi o segundo encontro síncrono que ela teve com os
discentes nesse novo ano letivo. Por esse motivo, eles já estavam situados, o
que logo levou a professora a dar início a sua aula sobre o novo assunto – artigo
de opinião. A docente começou sua abordagem perguntando aos alunos se eles
sabiam sobre o que se tratava o tema – acredito que na intenção de inseri-los
na aula – e se eles já tinham ouvido falar. Nesse momento da aula pude perceber
que os alunos se mostraram participativos, muitos abriram o microfone e se
manifestaram no chat para dizer que “sim” ou que “não” e até mesmo para apresentar
sua perspectiva sobre. Dentre essas manifestações, duas chamaram a minha
atenção; parafraseando a fala do aluno que habilitou o microfone para falar, ele
disse que teria a ver como uma opinião que poderia ser encontrada em jornais.
Dito isso, uma das alunas, ao ouvir o que foi exposto pelo colega e
complementado pela professora, assimilou as características do artigo de
opinião com o Twitter (rede social muito usada pelos jovens e que comumente
encontramos opiniões sobre diversos temas por lá – de forma informal, é claro).
 |
Recorte do chat do Google Meet |
Após
esse momento de interação, a professora mediou a aula por slides, o que fez com
que os alunos ficassem mais calados e até mesmo um pouco dispersos. Em um certo
momento, quando a professora apresentou uma charge, eles tiveram dificuldade para
interpretar – bem como na hora da atividade, muitos não estavam entendendo a
proposta e demonstraram dificuldade para solucionar as questões. Essas
dificuldades deixaram os alunos um pouco confusos e fez com que muitos se manifestassem
no chat.
 |
Recorte do chat do Google Meet |
 |
Recorte do chat do Google Meet |
Nesse
primeiro encontro pude perceber alguns pontos que seria bacana olhar por outra
perspectiva, no intuito de tornar a aula mais dinâmica para que os alunos
participem mais. Pelo que pude perceber, felizmente, muitos não se sentem intimidados
para se comunicar pelas ferramentas do Meet. Acredito que podemos fazer
um trabalho muito legal com os alunos dos 9ºs anos 1 e 2, eles demonstraram ser
muito comunicativos e pela recepção pude perceber que estavam abertos a nos conhecer.
Por hora, estou feliz, minhas expectativas foram superadas.
 |
Print tirado no final da aula
|
Observação:
Os nomes e fotos expostas são dos integrantes do PIBID, a identificação dos alunos foram censuradas para que não houvesse violação de privacidade.
Comentários
Postar um comentário