Minhas considerações quanto as resenhas literárias dos meus colegas

 

Como foi proposto, deixarei abaixo as minhas observações quanto as resenhas literárias dos meus colegas de projeto, juntamente com o link dos vídeos.

Os livros mencionados são: A Elegância do Ouriço, de Muriel Barbery e O Incolor de Tsukuru Tazaki e Seus Anos de Peregrinação, de Haruki Murakami. 

 

Mateus Bezerra 

Em sua resenha, sobre A Elegância do Ouriço, Mateus, falou sobre o livro de maneira objetiva e a sua perspectiva foi voltada para a crítica quanto ao comportamento dos ricos e a falsa bandeira progressista que eles levantam. Ele teve uma abordagem muito interessante e trouxe à tona algumas questões que eu não tinha observado na leitura; quanto ao falso moralismo dos ricos. Gostei da resenha dele, fez ótimas pontuações.

Link do vídeo: https://youtu.be/JFYNKEOKtZE


Dafhine Alves

Dafhine também falou sobre A Elegância do Ouriço, mas de maneira mais extensa e detalhada. Ela começou fazendo referência as camélias – flores citadas no livro – e trouxe curiosidades sobre elas mais a frente. Em sequência, falou sobre algumas características do livro e sua divisão, fez descrições detalhadas sobre Renné e Paloma e, além disso, citou alguns filósofos que serão mencionados na obra. Apesar de possuir pouco mais de 18 min, a resenha é envolvente e é nítido que tudo o que foi falado foi importante e necessário. Gostei muito da resenha dela.

Link do vídeo: https://youtu.be/qc3TmKXqOvs

 

Letícia Monteiro

Letícia, assim como outra colega de projeto, escolheu outro livro para realizar a atividade. Ela leu O Incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de Peregrinação, e fez uma resenha muito bacana que acabou despertando a minha curiosidade. Letícia foi objetiva e deixou no ar uma grande revelação que aparece na história. Enfim, espero realizar essa leitura em breve, ela conseguiu me convencer a ler o livro para saber o grande motivo que levaram alguns personagens a cortar o vínculo com o personagem principal.  

Link do vídeo: https://youtu.be/WpN4jGB7-8s

 

Nathaly Aciole

Nathaly também escolheu O Incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de Peregrinação, mas, apesar disso, teve uma abordagem diferente. A princípio, fala sobre o autor, depois fala como o grupo de amigos que aparece no livro se conheceram e sobre as características de cada um e por fim cita alguns tópicos que o livro aborda. Gostei muito da sua abordagem e fiquei com muita vontade de ler o livro.

Link do vídeo: https://youtu.be/cFbYmgjNK6Q

 

Lavynia Teodósio

Lavynia também fala sobre A Elegância do Ouriço. Ela começa se apresentando e trazendo à tona o motivo da realização do vídeo. Além disso, fala sobre a autora e sobre a existência outros livros de sua autoria. Quanto a história, ela fala sobre a divisão dos capítulos e faz uma comparação entre Renné e Paloma, apontando algumas semelhanças que elas têm em comum. Por fim, finaliza sua resenha com a frase de um amigo que se encaixa perfeitamente com a história lida. Gostei muito da sua resenha e da sua concepção de leitura.

Link do vídeo: https://youtu.be/GXDe9sy66ZQ

 

Lucas Omena

Como o Lucas mesmo disse, seu vídeo tem a intenção de convencer aos que assistirem sem vídeo sobre A Elegância do Ouriço. Seu vídeo é dividido em 3 partes que ele chamou de capítulos 1, 2 e 3 e que foram organizados em “sobre a autora”, “o ouriço” e “observações”, respectivamente. Com uma visão mais detalhista, Lucas, fala detalhadamente sobre a autora e os personagens, apresenta a existência de outras obras de Muriel Barbery, aponta algumas curiosidades sobre o processo de escrita e publicação do livro e relata algumas abordagens que são feitas no livro. Além disso, fala sobre a existência de uma longa-metragem sobre o livro e algumas informações sobre. Uma resenha completa e que vai além da margem, trazendo curiosidades interessantes para quem está assistindo, gostei muito.

Link do vídeo: https://youtu.be/LP59JJrlN-Y

De modo geral, parabenizo a todos os meus colegas pibidianos. Vocês fizeram  resenhas únicas e com perspectivas diferentes. É muito interessante ver as diferentes concepções que se pode ter de um livro - nesse caso, dois livros. Gostei muito do trabalho de todos. Parabéns, pessoal, vocês são show! 



Comentários

Postar um comentário