Estudo etnográfico sobre o filme Xingu


SOBRE A ATIVIDADE:

Para cumprir a proposta da atividade, tivemos que assistir ao filme observando “o encontro com o outro”. Após isso, eu e a minha dupla, Lavynia Teodósio, selecionamos algumas cenas que chamaram a nossa atenção e que nelas conseguimos observar esse encontro de culturas. O filme tem pouco mais de 1h40min de duração e é muito rico em cenas marcantes e dignas de comentários. Por fim, deixarei abaixo um breve contexto, sinopse e desenvolvimento do filme, além dos dados que coletamos.  

CONTEXTO:

O filme se passa num período de grande desenvolvimento nacional, por isso, os governadores da época, preocupados em expandir o território nacional, convocam brasileiros analfabetos para ocupar as terras desconhecidas, a fim de explorar novos terras e construir bases do interesse do governo. 

A longa-metragem aborda temas de extrema importância, como, por exemplo, as consequências do encontro entre os homens brancos e os indígenas, o interesse do estado em dominar as terras, e a necessidade do respeito que temos que ter com o diferente. Além disso, conta sobre o processo de criação do Parque Nacional do Xingu, desde o primeiro contato de exploradores com a área em questão.

SINOPSE:

Baseado em uma história real, no filme Xingu iremos acompanhar a trajetória dos irmãos Villas Bôas (Orlando, Cláudio e Leonardo) que, em busca de aventura, abandonam suas vidas confortáveis e embarcam numa expedição organizada pelo governo. No entanto, o que a princípio para eles deveria ser apenas uma viagem para satisfazer o lado aventureiro, acabou se tornando uma missão importante e memorável.

Por conta da abordagem pacífica e visão de mundo diferente – tendo em vista a perspectiva dos demais homens brancos da época e seus interesses – os irmãos Villas Bôas, logo conquistaram a confiança dos índios. Com isso, viram de perto suas necessidades e se tornaram os líderes e mensageiros na luta pelo direito dos indígenas. Assim, sendo os principais responsáveis pelo projeto do Parque Nacional do Xingu, hoje conhecido como Parque Indígena do Xingu, localizado no Mato Grosso.

DESENVOLVIMENTO:

Na intenção de viverem novas experiências, os irmãos Villas Bôas embarcam para o Brasil central, sem saber o que o esperavam, e se surpreendem com o rumo dessa decisão ao se encontrarem na mira de arcos e flechas, repletos de índios ao seu redor.

            O que seria apenas uma simples aventura acaba se tornando a vivência mais importante de suas vidas, cercada de medos, receios e conquistas. Ao se verem totalmente envolvidos com a história e as necessidades dos indígenas, depois de uma incrível aproximação pacífica, eles se sentem responsáveis pelo futuro daquele povo, e acabam se transformando em parte importante da história nacional, ao lutar e defender os direitos de quem não possuía conhecimentos, nem ferramentas necessárias para tal feito.












Link do blog da Lavynia Teodósio, minha colega de projeto e dupla na realização dessa atividade: https://pibidporlavinya.blogspot.com/?m=1

Comentários